Dicas

Confira como desentupir vaso com fezes

Conheça alguns métodos de como desentupir vaso com fezes e saiba o porquê de contar com apoio profissional nesse momento! Confira!

Vaso sanitário branco com espelho e suporte de papel higiênico ao lado, representando como desentupir vaso com fezes.

Você já se deparou com um vaso sanitário entupido com fezes e ficou sem saber como solucionar? Diversos locais, sejam eles residenciais ou comerciais, enfrentam esse desafio.

A boa notícia é que existem métodos eficazes e seguros para restaurar o bom funcionamento do banheiro, desde tentativas caseiras, até técnicas especializadas que um profissional pode executar para resolver o problema.

Por isso, separamos esse artigo com algumas orientações, informações e dicas muito úteis sobre como desentupir vaso com fezes. Assim, quando isso acontecer, você saberá melhor como lidar.

Continue conosco e descubra!

Como desentupir vaso com fezes?

Diversas soluções podem ser usadas para desentupir um vaso sanitário obstruído por fezes. Veja as principais:

  • Desentupidor: uma das soluções mais tradicionais é o famoso desentupidor, aquele objeto com um cabo comprido e um bocal que deve ser posicionado no fundo do vaso. Com movimentos firmes para cima e para baixo, o desentupidor cria pressão para mover e eliminar a obstrução;
  • Bicarbonado e vinagre: uma combinação caseira que pode funcionar, também, é o uso de bicarbonato e vinagre. Nesse caso, retire o excesso de água do vaso, depois coloque uma xícara de bicarbonato diretamente no fundo do vaso e, em seguida, adicione duas xícaras de vinagre, devagar. Espere 30 minutos e teste dando descarga. O processo pode ser repetido;
  • Água sanitária: acrescente uma boa quantidade de água sanitária no vaso entupido e deixe agir por alguns minutos. Depois, tente dar descarga para ver se o produto conseguiu desobstruir o fluxo de água;
  • Água quente: uma dica que pode ajudar nesse processo é usar água quente previamente a outros métodos de desentupimento, inclusive aquele que usa o desentupidor. Afinal, a água quente pode ajudar a dissolver as fezes, facilitando a desobstrução;
  • Detergente: outra possibilidade é acrescentar detergente ou sabão. Esses produtos agem como lubrificante para a obstrução, facilitando que o vaso seja desentupido ao utilizar o desentupidor, por exemplo.

Vantagens de contratar um profissional

Apesar de existirem métodos caseiros, nem sempre eles são efetivos. Assim, a melhor alternativa é contar com apoio especializado.

Somente um profissional tem o conhecimento, as técnicas e os equipamentos necessários para saber como desentupir vaso com fezes de forma rápida e efetiva.

Como exemplo, uma mão de obra qualidade pode utilizar máquinas como sondas especiais, máquina de hidrojateamento, varetas desobstrutivas e até mesmo caminhão com bomba de hidrojateamento de alta vazão e pressão.

Isto é, contratando um profissional, a melhor técnica de como desentupir vaso sanitário com fezes e papel higiênico ou outros detritos é empregada conforme a situação específica, levando sempre em consideração a avaliação completa do local.

Além disso, confiar em uma empresa especializada garante que você não tenha problemas futuros por usar algum produto ou método inapropriado que pode danificar o encanamento e o vaso. Ou seja, você evita gastos e incomodações desnecessárias no futuro.

E mais, confiar o problema a um profissional tem outra grande vantagem: você não precisa se preocupar com nada. Afinal, quem gostaria de lidar com um vaso entupido com fezes? Essa é uma tarefa pouco agradável.

Por que o vaso entope?

Vasos sanitários podem entupir por variadas razões, e entender essas causas é fundamental para evitar ao máximo que o problema aconteça. 

Papel higiênico

Um dos motivos mais comuns inclui o acúmulo de papel higiênico e fezes, que pode formar uma barreira sólida, dificultando a passagem da água e consequentemente causando entupimentos.

Nesse sentido, o descarte de papel no vaso ou a descarga de materiais não solúveis são práticas que devem ser evitadas para manter o bom funcionamento do encanamento.

Válvula de descarga

Além disso, um mau funcionamento da válvula de descarga ou problemas com o mecanismo interno também podem levar a entupimentos.

Absorventes

Ainda, outro motivo comum de entupimento é o descarte de absorventes no vaso sanitário. Essa é uma prática que deve ser evitada, pois além dos problemas de entupimento, o descarte inadequado de absorventes também pode causar danos ao meio ambiente.

Afinal, esses produtos contêm materiais sintéticos e plásticos que demoram muito tempo para se decompor na natureza. Quando jogados no vaso sanitário, esses resíduos podem acabar poluindo rios, lagos e oceanos, afetando a vida marinha.

Ou seja, uma série de fatores pode contribuir para que o fluxo de água não flua normalmente no vaso sanitário, causando grandes transtornos e, até mesmo, impedindo que o banheiro seja utilizado enquanto uma solução efetiva não for tomada.

Portanto, o ideal é não descartar nenhum tipo de objeto no vaso sanitário, bem como é importante que a fossa do local seja limpa periodicamente. Pois, se ela estiver cheia ou entupida, também dificultará o fluxo normal de descarga do vaso sanitário. E isso pode acontecer principalmente se materiais como óleo, cabelos e outros detritos forem acumulando no encanamento e na fossa.

Assim, chegamos ao fim do nosso conteúdo por meio do qual trouxemos diversas dicas, desde como desentupir vaso sanitário com fezes com detergente, desentupidor e água quente, até os métodos profissionais que são realizados por equipes especializadas.

Mas, mais do que isso, após conhecer os principais motivos que levam ao entupimento, você poderá adotar ações preventivas para evitar uma situação crítica no seu banheiro.

Dessa forma, agora que você está bem informado com os conhecimentos e as dicas compartilhadas neste artigo, poderá tomar as medidas necessárias e mais acertadas sempre que seu vaso sanitário apresentar algum bloqueio.

Não deixe que um vaso sanitário entupido atrapalhe o seu dia! Entre em contato com a Dezjato por meio do site e agende uma visita para realização de um orçamento: estamos prontos 24h por dia, 7 dias por semana! Fale conosco hoje mesmo!

Assine a nossa newsletter!

Assine nossa newsletter e receba semanalmente dicas úteis, novidades e promoções exclusivas. Mantenha-se informado sobre serviços de desentupimento de alta qualidade!

19/2/2024
Dicas

Como é cobrado o desentupimento? Descubra agora!

Saiba como é cobrado o desentupimento e confira as formas de pagamento da Dezjato!

Leia mais
seta leia mais