Blog

Como funciona o hidrojateamento

Você já deve ter se dado conta que muitas pessoas falam sobre hidrojateamento: muitos falam sobre o que ele faz, qual a sua real necessidade e finalidade. Além disso, o que muito se fala sobre hidrojateamento são seus valores, empresas indicadas, tal como a Dezjato Desentupidora, que é referência no que se trata a hidrojateamento e outras soluções desse ramo, mas pouco se fala sobre como funciona o serviço de hidrojateamento.

Vamos começar do começo? Com sua finalidade e como podemos utilizar o serviço em nosso dia a dia, e, obviamente, como funciona o serviço.

Podemos começar com um pequeno spoiler do que a própria Dezjato possui em sua página: com o serviço de hidrojateamento, seus problemas em relação a qualquer entupimento são resolvidos, com muita dedicação e excelência na realização do trabalho.

O serviço de Hidrojateamento é algo que pode parecer muito simples, mas não é. Por ser algo que pode ocorrer em qualquer local, desde sua residência até em hospitais, aeroportos, ou mesmo até na rua, ele é um pouco diferente em suas maneiras de chegar até o problema, mas não na solução.

Com isso, podemos ter a seguinte noção: o serviço de hidrojateamento vai muito além do que podemos imaginar somente em nossa casa. Ele pode ocorrer em diversos locais. Obviamente, o serviço executado acaba modificando em sua demanda, mas nunca em sua execução (ah não ser que, realmente o estrago já esteja grande).

Uma outra coisa que sempre imaginamos é que, se precisar do serviço de hidrojateamento, deve ter sido má uso das ferramentas e da tubulação em geral. E isso, é um mito que tem que cair por terra, pois, nem sempre é má uso da tubulação que causa entupimentos. Vários outros fatores podem contribuir para a obstrução.

Nessa linha de pensamento, podemos pensar naquelas situações que podem ser diferentes da nossa realidade, mas se aplicam para outras pessoas: casas em que muitas pessoas moram juntas, escritórios de grandes corporações, hospitais: grande circulação de pessoas, muitas vezes mais de 50 por dia.

Agora, pare e pense: um hospital mesmo. A quantidade de dejetos que são processados em uma base diária. Em uma cidade pequena, de 100 mil habitantes, um hospital pode contar com até 100 quartos para a população que usa pelo SUS (Sistema único de Saúde).

Imagine em um dia, uma lotação de 100 pessoas (não contando com os funcionários). Por quanto tempo você acha que o hidrojateamento não será necessário?

Isso cria um uso e acúmulo gigante de detritos. Logo, com o tempo, algo acontecerá se não for feita a avaliação.

Outro exemplo muito interessante e válido de se colocar aqui (pois pode ocorrer com aqueles teimosos que fazem o descarte do óleo de soja de maneira errada após seu consumo) é o desentupimento de caixas de gordura: algumas pessoas jogam pelo no ralo da pia, durante anos, o óleo sujo/utilizado. Com o tempo, aquilo dará problemas).

E dará mesmo, isso não é dramatização. Já tivemos a oportunidade de ver com nossos próprios olhos uma casa em que, se jogava tanto óleo pelo ralo... que teve uma hora quea caixa de gordura começou a transbordar através do piso. O que foi necessário? Quebrar a maior parte dos pisos para poder executar o trabalho de hidrojateamento.

E acredite, não é nada bonito ou cheiroso. São bolas (literalmente) de gordura. Pedaços que você consegue segurar na mão.

Portanto, muitas das vezes, o problema não é com a tubulação em si, que se desgastou como tempo, mas sim com o uso que se faz, e a maneira que se usa.

O serviço de Hidrojateamento, geralmente se inicia com a avaliação do local.

Será necessário olhar qual o problema apresentado, qual o volume do trabalho, quantos profissionais serão necessários. Isso é importante, pois cada demanda diverge de outra, e com isso muda tudo: os equipamentos que serão utilizados, como irão trabalhar... e ao fim desse estudo é passada a estimativa de preço do serviço de Hidrojateamento. Isso é o básico necessário para a solução do problema. “Tudo bem, até aqui eu entendi, mas como funciona o serviço de Hidrojateamento em si?” – Você pode nos perguntar.

De maneira mais básica, o hidrojateamento é um serviço, onde, o jato de água é aplicado com uma extrema pressão (por isso o nome hidro), em alguma superfície (isso pode ser em um encanamento, um esgoto, uma caixa de gordura ou tubulação). O objetivo sempre será a limpeza e desobstrução da área específica. Ele vai ajudar tanto na limpeza quando desobstrução.

A água vai ser aplicada em uma velocidade especialmente alta, muito alta mesmo. Isso é necessário para promover a limpeza. E dependendo da desobstrução necessária, a pressão que essa água é aplicada, geralmente varia em 100 e 1.000 kgf/cm². Dessa forma, apressão causada pela água, acaba retirando qualquer que seja o objeto ou detritos que estejam impedindo o fluxo normal que a água deveria estar naquele momento.

O que você deve ter em mente, é que: depende muito do tipo de local que será limpo e desobstruído. Pois a pressão será ajustada para aquele problema específico. Portanto, a limpeza e desobstrução de uma caixa de gordura, terá uma pressão muito menor e inferior (uso de água menor também), do que uma limpeza e desobstrução de banheiros de um aeroporto, por exemplo. Ou até mesmo do sistema de esgoto daquele hospital que usamos no exemplo lá em cima.

Falando em empresas, você sabe um dos motivos pelo qual o hidrojateamento é muito procurado por empresas de qualquer que seja o ramo? Pois não é somente utilizado em grande pressão para serviços pesados, mas também em pequenos serviços que podem aparecer do nada no dia a dia.

Um grande exemplo disso, é quando as calhas desses locais acabam por estar entupidas. Por mais que se limpe, retire-se toda a sujeira, tal como folhas, folhagens e galhos... ainda pode ter muita terra parada lá dentro. Já dura pelo de curso do tempo de tantas e tantas chuvas.

Como resolver isso? Jogando um simples balde de água não vai solucionar nada. Então, o necessário é contar com um pouco mais de pressão nesse processo. O hidrojateamento serve também exatamente para isso.

Retira-se o grosso da calha (as sujeiras maiores e que podem ser coletadas com as mãos mesmo – isso pode ser feito por você mesmo, mas, algumas empresas acabam fazendo isso. Em caso de qualquer dúvida, consulte-os antes de eles irem até seu local, é muito melhor estar seguro do que pode e vai ocorrer do que lidar com vários imprevistos por falta de conversa). Então, retira-se esses objetos maiores, e o profissional de hidrojateamento, usará um equipamento que pode serigual ao usado para serviços maiores, porém, com uma pressão menor que a usada anteriormente.

Neste caso, teremos a limpeza (objetivo principal nesse momento) e a desobstrução da calha (objetivo secundário). Dessa forma, a calha estará limpa e livre de sujeiras que impeçam a passagem normal da água, o que em um futuro não muito distante, se não for tomado cuidado, pode ocasionar apodrecimento da calha, e infiltração, uma vez que essa água parada se transformará em umidade.

Consegue entender agora o motivo do hidrojateamento ser extremamente necessário não só para residências, mas também para empresas? Pode ser desde uma microempresa à uma grande corporação. Isso não importa, ainda é necessário, mais do que imaginamos.

Trazendo o hidrojateamento para uma realidade mais perto da nossa (relaxe, iremos aplicar o mesmo caso concreto em uma empresa). Lembra das maquinas de alta pressão para limpar o chão? Isso, aquelas mesmas, que tiram todo aquele caldo forte, a sujeira que está grudada ali faz tempo. Aquela máquina que tira toda a sujeira das telhas das casas, tal como de calçadas e de pisos.

Lembrou-se? Isso é um tipo de hidrojateamento também. Óbvio que não no caso literal, mas, uma empresa e um especialista em hidrojateamento, pode ser contratado para efetuar esses tipos de serviços para sua casa ou empresa.

Algumas empresas possuem fachadas de pé direito muito altas (geralmente grandes escritórios, clínicas e outros locais com uma arquitetura mais moderna), essas fachadas são muito altas, e podem acabar sofrendo com muitos detritos em relação a chuvas e até outros detritos (objetos, folhas que ficam presas, dejetos de pássaros).

Dessa maneira,o hidrojateamento, feito com uma força um pouco menor em relação a pressão que é aplicada, faz a remoção dessas sujeiras, tornando o local limpo.

O mesmo pode ser usado com uma pressão menor em telhados de casas e residenciais, tal como também em empresas ou em locais maiores (aeroportos, portos e hospitais). Funciona da mesma maneira: a pressão é aplicada de maneira mais baixa.

Mas tem outro tipo de pressão: a ultra pressão. É considerada a técnica mais moderna quando se fala de hidrojateamento, onde, ao invés de 1.000 psi como dito em um termo acima, aqui ela é aplicada em uma força 10 vezes maior: 10.000 psi.

Sabe o motivo dessa força e pressão toda? É usada para os serviços mais pesados e em materiais mais resistentes. Podemos listar aqui metais e tubulações, em serviços de petroquímicas, em locais de metalurgia, serviços extremamente pesados de limpeza (tanto residencial quanto empresarial – aqui podemos colocar coisas que estão incrustrados e tintas mais antigas em alguma parede ou barracão antigo), superfícies de metal forte e também na indústria naval, onde necessitam de muito mais pressão para a limpeza e desentupimento de canos e das superfícies em que esteja a sujeira ou detrito.

Pode surgir uma dúvida na cabeça: mas mesmo sendo usado com uma pressão menor, não tem perigo de riscar ou danificar onde será aplicado?

A resposta é: não, não existe esse perigo. Desde que, seja feito por um especialista de uma empresa especializada, tal como a Dezjato Desentupidora, que é referência no que se trata a hidrojateamento e outras soluções desse ramo.

Não tente limpar seu carro com hidrojateamento de forma que você seja o único responsável. Não é para isso que serve.

O serviço também é usado em limpeza de rede de esgoto pluvial, que pode ser feito pelo serviço municipal correspondente (prefeitura), ou mesmo pelo inquilino ou dono da casa (se for algo relacionado a seu esgoto em específico).

Vale deixar um grande ressalve aqui quando se trata disso: procure, antes de procurar a empresa especializada em hidrojateamento, o responsável pela rede de serviço de água e esgoto de sua cidade. Muitas vezes, eles possuem o serviço para essa finalidade que você pode estar enfrentando.

Mas, uma grande pegadinha é que: na esmagadora maioria das vezes, o serviço cobrado por eles sai até 4x mais caro do que por uma empresa terceirizada especialista, tal como a Dezjato Desentupidora, que é referência no que se trata a hidrojateamento e outras soluções desse ramo. Então, nesse caso, o melhor, mais barato e seguro, é procurar profissionais especializados, para que cobrem o valor referente dentro da normalidade, e que se resolva o problema de maneira eficaz.

Deu para entender então o motivo do serviço de hidrojateamento ser extremamente comum e necessário em nosso dia a dia?

Conseguimos passar para você também, a maneira com que cada um dos serviços é realizado através de suas necessidades naquele exato momento.

Fora isso, fica sempre a recomendação de que: uma empresa especializada é sempre a mais recomendada para o serviço em si. Muito melhor investir em algo que você terá a certeza de que sairá bem, do que economizar tentando fazer sozinho ou com a ajuda de um amigo, e acabar com um problema ainda maior em mãos.

Em caso de dúvida: a Dezjato Desentupidora, que é referência no que se trata a hidrojateamento e outras soluções desse ramo, possui em seu site, contato em diversas cidades do Brasil onde oferecem seus serviços, e com certeza, algum deles está perto de você.

Ligue, tire suas dúvidas, informe todo o necessário.

Com toda a certeza, o serviço será executado da melhor maneira possível, mandando toda a sujeira e entupimento embora, deixando tudo limpo e pronto para seu uso.

Sem dor de cabeça e sem drama. Pensou em Hidrojateamento: pensou Dezjato Desentupidora.

Se inscreve ai, para saber primeiro as nossas novidades
Obrigada! Seu email foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o email.