Dicas

Saiba como desentupir ralo de banheiro

Confira dicas de como desentupir ralo de banheiro para voltar a ver a água escoando sem problemas! Saiba mais!

Ralo de banheiro entupido com cabelo e espuma em volta.

Você já se deparou com um ralo de banheiro cheio de água, sem saber o que fazer? Não se preocupe, essa situação é comum, mas tem solução!

Existem diversas dicas que podem ajudar nesse momento, desde aquelas mais simples com produtos que todos costumam ter em casa, até técnicas mais especializadas. 

Saber como desentupir ralo do chuveiro, ou até mesmo da pia do banheiro, é essencial para os momentos de emergência.

Imagine a satisfação ao ver a água fluindo livremente novamente. Pois é, após ler este artigo você saberá como concretizar esse desejo e ficar livre de problemas no ralo do seu banheiro!

Continue conosco para conferir algumas das principais dicas de como desentupir ralo de banheiro! Boa leitura!

Confira dicas de como desentupir ralo de banheiro

Desentupir um ralo de banheiro pode parecer complicado, mas, com as dicas certas, o problema pode ser resolvido com eficiência.

Veja, abaixo, algumas opções:

1. Garrafa PET com água

Uma técnica simples envolve o uso de uma garrafa PET com água. Primeiro, encha a garrafa completamente com água e posicione sobre o ralo, com a boca virada para baixo. Depois, aperte a garrafa para fazer com que a água passe pelo ralo com maior força, liberando o bloqueio.

Se necessário, repita o processo algumas vezes.

2. Sal, vinagre e água fervente 

Outra dica que também não utiliza produtos químicos é misturar 3 colheres de sopa de sal com a mesma quantidade de vinagre. Depois, ferva 1 litro de água e despeje a mistura no ralo, seguida da água quente.

Essa combinação vai atuar dissolvendo gorduras e outros detritos que causam o bloqueio. Aguarde uns 15 minutos e basta enxaguar com água para finalizar o processo.

Dependendo do nível de entupimento, pode ser necessário repetir o processo algumas vezes.

3. Bicarbonado de sódio, vinagre e água fervente

A mistura de bicarbonado de sódio, vinagre e água quente é mais uma dica para quem está enfrentando problemas com o ralo do banheiro.

Primeiro, jogue 1 xícara de bicarbonato de sódio direto no ralo do banheiro. Depois, despeje 1 xícara de vinagre. A reação dos dois compostos vai fazer borbulhar, é assim que você sabe que está funcionando.

Em seguida, tampe o ralo, o que pode ser feito com um pano ou até um tampão mesmo. O segredo é deixar a mistura trabalhando por pelo menos uma hora. Nesse tempo, ela vai tentar dissolver o que tiver causando o entupimento.

Depois de uma hora, despeje a água fervente com cuidado para não se queimar. Isso vai ajudar a terminar de desobstruir o cano.

Se ainda tiver com água parada, repete o processo.

4. Arame flexível

Arames flexíveis são ferramentas que podem ajudar a resolver o problema de entupimento. Pegue um arame, faça um pequeno gancho em uma das pontas e coloque no ralo obstruído, indo o mais fundo possível.

Repita esse movimento e tente acessar o que estiver interrompendo a passagem da água, puxando com o gancho na hora de retirar o arame.

É recomendado o uso de luvas para evitar que as impurezas do ralo entrem em contato com a pele.

5. Soda cáustica com água quente 

Uma dica que também pode ser usada é a soda cáustica com água quente. Porém, antes de mais nada, segurança: use luvas e óculos de proteção.

Depois, é só misturar 3 colheres de sopa do produto em 1 litro de água fervendo. Agora vem o truque: despeje devagar no ralo entupido e deixe agir por uns 30 minutos.

Lembre-se: a soda cáustica é forte e também é corrosiva. Então, o uso pode acabar causando danos aos canos, principalmente se for frequente.

6. Use um desentupidor 

Um desentupidor pode ser um ótimo aliado nesse momento, e é fácil de encontrar. Esse é um equipamento simples feito especificamente para essa função.

Para usá-lo, primeiro remova o excesso de água do local, podendo suar um balde ou um copo, por exemplo. Depois, posicione o desentupidor sobre o ralo e faça movimentos firmes para cima e para baixo. A pressão criada ajuda a soltar o que tá obstruindo o fluxo da água.

Se a água não baixar na primeira tentativa, repita o processo. Às vezes, só precisa de um pouco mais de esforço. E lembre-se: use luvas para proteger suas mãos, porque higiene é fundamental nesse processo.

7. Chame um profissional 

Muitas vezes, as tentativas caseiras de como desentupir ralo de banheiro cheio de água não são suficientes. Sendo assim, é necessário chamar um profissional.

Contratar um especialista é a melhor opção, pois isso não só poupa seu tempo, mas também evita toda a dor de cabeça em torno do problema.

Afinal, esses profissionais têm as ferramentas e as técnicas necessárias para identificar a causa do entupimento e solucioná-lo rapidamente.

E mais, contar com o apoio profissional vai evitar que você acabe danificando o encanamento ao usar produtos corrosivos ou outros métodos que podem acabar sendo apenas paliativos e arriscados.

Assim, chegamos ao fim desse guia sobre como desentupir ralo de banheiro. Ao longo do conteúdo abordamos diversas dicas, com diferentes métodos caseiros e soluções mais robustas. E, é claro, falamos sobre a importância da contratação de um profissional.

Portanto, não permita que entupimentos atrapalhem a tranquilidade do seu lar! Agora é a hora de colocar esses conhecimentos em prática e garantir que o seu banheiro esteja sempre funcional e livre de problemas.

Encontre agora mesmo um profissional especializado para solucionar seu problema com segurança, agilidade e eficiência: visite o site da Dezjato e peça um orçamento gratuito. E o melhor? O atendimento é 24 horas!

Assine a nossa newsletter!

Assine nossa newsletter e receba semanalmente dicas úteis, novidades e promoções exclusivas. Mantenha-se informado sobre serviços de desentupimento de alta qualidade!

19/2/2024
Dicas

Como é cobrado o desentupimento? Descubra agora!

Saiba como é cobrado o desentupimento e confira as formas de pagamento da Dezjato!

Leia mais
seta leia mais